Economía

Euro cai abaixo da paridade em relação ao dólar pela 1ª vez em duas décadas

De acordo com a Reuters, a moeda única perdeu mais de 10% até agora neste ano contra um dólar em alta

fique por dentro

Eleições Médico preso Supertelescópio Luz mais barata Planos de saúde Euro cai abaixo da paridade em relação ao dólar pela 1ª vez em duas décadas O euro chegou a ser negociado a US$ 0,998, queda de 0,4% no dia, nível mais baixo desde dezembro de 2002. Por g1

13/07/2022 10h38 Atualizado 13/07/2022

1 de 1 Euros e dólares — Foto: Dado Ruvic/Reuters Euros e dólares — Foto: Dado Ruvic/Reuters

O euro caiu abaixo da paridade em relação ao dólar nesta quarta-feira (13) pela primeira vez em quase duas décadas, segundo a agência de notícias Reuters. A queda para abaixo da paridade aconteceu depois do anúncio de mais dados fortes de inflação nos EUA .

A possibilidade de o Federal Reserve (BC dos EUA) aumentar a taxa de juros e a crescente preocupação com o aumento dos riscos de recessão na zona do euro continuam a pressionar a moeda única.

O euro chegou a ser negociado a US$ 0,998, queda de 0,4% no dia, nível mais baixo desde dezembro de 2002.

De acordo com a Reuters, a moeda única perdeu mais de 10% até agora neste ano contra um dólar em alta.

LEIA TAMBÉM:

E AGORA? Quais as consequências da queda do euro POR QUÊ? O que explica a queda acentuada da moeda europeia

Inflação em alta

A inflação ao consumidor nos Estados Unidos acelerou em junho, uma vez que os preços da gasolina e dos alimentos permaneceram elevados, resultando na maior taxa anual em 40 anos e meio e consolidando as expectativas de que o Federal Reserve aumente os juros em 0,75 ponto percentual no final deste mês.

Nos 12 meses até junho, os preços ao consumidor saltaram 9,1%, de 8,6% em maio. Este foi o maior avanço desde novembro de 1981.

Os preços ao consumidor estão subindo em meio a problemas nas cadeias de fornecimento globais e estímulos fiscais maciços do governo adotados no início da pandemia da Covid-19.

A guerra em curso na Ucrânia, que causou um pico nos preços globais de alimentos e combustíveis, agravou a situação.

Paridade na véspera

Na terça-feira (12), o euro alcançou pela primeira vez a paridade com o dólar desde 2002, ano em que começou a circular a moeda europeia.

A desvalorização da moeda europeia frente à norte-americana vem sendo acentuada por conta de preocupações de que uma crise de energia levará a Europa a uma recessão. Ao mesmo tempo, a moeda dos EUA segue valorizando pelas expectativas de que o Federal Reserve aumentará as taxas de juros mais rapidamente que o esperado.

Uma série de fatores indicam que a pressão sobre o euro vai continuar, aponta especialista